quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Começo de um sonho

Hoje será a última reunião que faremos antes da viagem. E não será uma reunião qualquer, teremos a presença do Cônsul da França em Curitiba que estará falando para os garotos sobre a França e sua cultura, monsiuer Joseph Galiano, que podemos dizer ser o "padrinho" deste projeto. Através do Sr. Galiano, tivemos acesso à algumas empresas francesas, que ele fez questão de ir pessoalmente conosco para apresentar a idéia.

Já faz quase 01 ano, mas lembro-me bem da nossa 1ª reunião... após idealizar o projeto e dar os primeiros passos, conversamos com os treinadores das equipes, fizemos as observações e definimos a lista dos atletas que iriam começar a preparação para o Mundial no distante Maio de 2008. Então convocamos a reunião com os pais.

O salão da Igreja Corpo Vivo de Cristo (local de nossas reuniões) estava lotado... os garotos empolgados, orgulhosos de serem convocados para uma seleção que eles nem imaginavam para onde iriam e os pais curiosos e desconfiados... Quem são esses dois malucos?! O que eles pretendem com nossos filhos?! Alguns questionaram, outros concordaram e poucos sonharam... assim como nós.

Mas o tempo foi passando, e o projeto tomando corpo, já tínhamos uma programação estabelecida, um local de treinamento, uma comissão técnica e um grande objetivo. Aos poucos o grupo foi aumentando, foram chegando novos atletas e outros foram ficando pelo caminho. Assim como na vida, toda seleção acontece naturalmente, e somente aqueles que sonham alto conseguem chegar até o fim. Os treinamentos começaram a ser bem disputados, os jogos foram acontecendo (nosso primeiro amistoso foi contra a Liga Paso Molino de Montevideo, Uruguay) e cada um dos atletas foi conquistando seu espaço. Vieram as competições e disputamos 03 delas: Copa Curitiba, 2ª Copa Thermas Itá e 4ª Taça Saudades.

Nós vencemos por que ganhamos a confiança das principais pessoas envolvidas: os atletas.

Os garotos perceberam a seriedade de nosso projeto e a nossa também, dificilmente qualquer um deles faltava aos treinamentos e isso demonstrava a grande importância que eles estavam dando à este sonho. A amizade entre eles foi crescendo em cada encontro, nas viagens, etc.

Em uma semana, o projeto Mundial de Plomelin terá alcançado seu objetivo. Estaremos jogando em gramados franceses, estreando no torneio contra uma equipe da Bélgica e jogaremos ainda mais 7 jogos contra equipes francesas. O sonho que parecia impossível e distante para muitos, torna-se realidade. A vontade e a visão dos dirigentes aliada ao trabalho e dedicação dos pais venceu este grande desafio. Não temos mais nada dizer a não ser: "Nous réussissons!!" (Nós conseguimos!!)

Au Revoir.

Nenhum comentário: